A Internet de quinta geração deve se tornar realidade até 2020. A estimativa foi feita por especialistas no encontro anual Mobile Wold Confress, realizado nesta semana em Barcelona, na Espanha.
Ainda que as redes 5G ainda estejam distantes no horizonte, operadores e fornecedores se apressaram para realizar os primeiros testes da tecnologia. Durante o evento, a Telefônica está mostrando uma rede de 5G integrada à sua rede 4G normal. A operadora utiliza três faixas de espectro combinadas para oferecer acessos de até 375 Mbps.
Segundo o relatório da Akamai, que considera os acessos por meio de redes 3G e 4G, os brasileiros acessaram a web no celular com velocidade média de apenas 1,7 Mbps
De acordo com a empresa, a baixa velocidade da banda larga móvel faz o brasileiro esperar em média 12 segundos para que uma página de web seja carregada por completo no celular. Desde a implementação das primeiras redes 4G, no final de 2009, já existem 350 delas em operação, cobrindo 25% da população mundial.
Em mercados mais maduros com o 4G, como os EUA, 50% dos usuários já estão nessa tecnologia.
Fonte: Agência Rádio 2