Candidatos apostam em eleitores usuários de smartphones

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

31/08/2014

Em uma busca rápida é possível encontrar na internet cerca de 70 programas feitos para smartphones com o foco nas eleições 2014. Entre esses aplicativos disponíveis estão os de determinados partidos ou candidatos, outros que mostram os projetos de governo para que os eleitores avaliem, ou até mesmo alguns que servem como pesquisa de intenção de voto, o mais famoso boca de urna.

Essa tecnologia permite proximidade entre eleitores conectados e candidatos, já que por meio de um toque ou clique, o cidadão pode fazer críticas, elogios ou sugestões ao plano de governo. Um dos brasileiros que já é adepto dessa nova tecnologia é o policial civil, Danny Nunes, de 33 anos, morador de Brasília. Ele baixou um aplicativo que realiza pesquisa de intenção de voto com os eleitores cadastrados.

De acordo com Danny, o aplicativo abre portas para as pessoas se manifestarem antes do dia das eleições. "Estimula o eleitor a ter essa possibilidade de se manifestar previamente. Eu acho interessante, é uma possibilidade boa porque as pessoas não tem acesso as tais das pesquisas de institutos de pesquisa que são sedimentados no mercado há vários anos. Eu pelo menos não conheço ninguém que tenha sido entrevistado por nenhum instituto de pesquisa, eu nunca fui. Então, abre uma porta maior para as pessoas que tem acesso a internet, a celulares smartphones. Eu achei muito interessante a proposta." Danny Nunes, policial civil

Entre os candidatos a algum cargo eletivo que já lançaram aplicativos para celular estão um presidenciável, mais de 15 candidatos a governador e cerca de 50 candidatos a deputado federal, estadual ou distrital.

O advogado especialista em direito eleitoral, Flávio Britto, acha que esses aplicativos ajudam a atrair os jovens para a política. "Esses aplicativos seguem a nova linha do mercado que cria esses apps e que atraem tantos usuários, principalmente, os jovens a partir dos 16 anos que vota e ele consegue utilizar com mais eficiência esses aplicativos, em relação àqueles eleitores que são mais idosos. Agora, é um atrativo, sem sombra de dúvidas, que vai fazer com que o eleitor se interesse um pouco mais pela política e também pelos candidatos que estão disputando o pleito.", explica o advogado.

Os aplicativos relacionados às eleições podem ser baixados nas lojas Apple Store ou Google Play, variando conforme o sistema operacional do aparelho. 

Fonte: Agência Brasil

Veja também:

Datafolha: Dilma e Marina estão empatadas com 34%; Aécio tem 15%

BC fecha primeiro semestre com lucro de R$ 5,3 bilhões