Na tarde de terça-feira (21), o ministro da saúde, Alexander Padilha, revelou um conjunto de medidas para o enfrentamento da gripe no inverno deste ano.
Entre as medidas traçadas está o repasse de R$30 milhões para a preparação das redes ambulatoriais e hospitalares ao receber pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave ( SRVG ) e cerca de 1,2 milhão de tratamentos do medicamento antiviral oseltamivir, o Tamiflu.
Os recursos foram destinados aos estados com menores temperaturas e com maior índice de casos ao longo da estação: Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Santa Catarina.
Com a aplicação dos recursos, a capacidade de internações se ampliará, ocorrerá a criação de leitos extras para o tratamento de influenza, levando em conta a necessidade local. Permitirá também a compra de 450 ventiladores respiratórios e 555 monitores cardíacos.
Até o instante, 4.713 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave foram confirmados, com um total de 391 óbitos. Nestes casos, 388 foram confirmados para o vírus Influenza A (H1N1), com 61 mortes.