A fim de instruir os cidadãos para o consumo gerado pelo dia dos namorados, celebrado em 12 de junho, o Procon - SP listou uma série de dicas. Confira as principais orientações:
- Pesquise preços em vários estabelecimentos de produtos ou serviços que pretende adquirir. Considere, também, a possibilidade de pagar à vista, pois, muitas vezes, é possível obter um desconto.
- Analise com cuidado as condições para compras cujo pagamento será em longo prazo. A dica da Fundação é fazer parcelas que não comprometam seu orçamento. E nunca se esqueça de comparar o valor do produto à vista com o valor total do item parcelado. Essa prática é fundamental para ter noção do quanto de juros está acrescido no parcelamento.
- Se for pagar com cartão de crédito, verifique as taxas do cartão, sobretudo em casos de atraso.
- Ao optar por boleto bancário ou carnê fique atento à chegada da cobrança na sua residência. Se até a data do vencimento ela não chegar, dirija-se à loja e efetue o pagamento. Saiba que o não recebimento do boleto não isenta o consumidor de pagar a parcela.
- As compras feitas por telefone, internet, catálogo podem ser canceladas dentro do prazo de sete dias, contados da assinatura do contrato ou do recebimento do produto. O consumidor tem direito à devolução dos valores já pagos, e o pedido de cancelamento da compra deve ser feito por escrito.
- As lojas podem ou não oferecer a possibilidade de troca de produtos sem defeitos. O Código de Defesa do Consumidor não obriga os estabelecimentos a trocarem os produtos por motivo de cor, tamanho ou gosto. Nesses casos, o fornecedor pode colocar condições para efetuar a troca, mas estas condições devem ser informadas de maneira clara e por escrito.