Às vésperas do início da Copa do Mundo, os torcedores que passarem pelo Rio de Janeiro poderão visitar a exposição Tecnologia, Futebol e Arte, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do estado (Crea/RJ). A ideia é mostrar a relação entre os três elementos da mostra, principalmente a contribuição da engenharia para o esporte.
Os apreciadores do futebol encontrarão 15 caricaturas, feitas pelo artista plástico Mayo Ornelas, de importantes jogadores que vestiram a camisa da seleção brasileira desde 1958, quando o Brasil conquistou o primeiro campeonato mundial, com Garrincha, Pelé, Rivelino e Leônidas. Os jogadores da seleção de 2014 também ganharam versões em desenhos, feitos por Cláudio Duarte.
Segundo o presidente do Crea/RJ, Agostinho Guerreiro, os torcedores terão ainda a oportunidade de saber um pouco mais sobre as construções dos estádios que farão parte da Copa do Mundo. "O carpete irá simular um gramado, então quem entrar na exposição terá a sensação de estar em um estádio. O visitante vai encontrar um ambiente descontraído, com painéis, camisas, réplica da Taça Jules Rimet, além de descrições dos estádios, quando foram erguidos, capacidade e informações sobre a concepção artística de arquitetura e engenharia", disse.
A exposição mostra a contribuição da engenharia para o esporte ao longo dos anos e como a tecnologia é importante para o futebol. "O futebol sem tecnologia não existe. Uma série de fatores faz o futebol, desde a construção da bola até a qualidade de drenagem do gramado.Tudo isso demonstra que futebol é ligado à tecnologia de diversos campos da engenharia. Nós procuramos reproduzir essa relação na mostra", explicou.
Com entrada franca, a exposição Tecnologia, Futebol e Arte ficará na sede do Crea/RJ, na Rua Buenos Aires, 20, Centro, até 16 de julho.
Fonte: Agência Brasil