O presidente russo, Vladimir Putin, foi à Crimeia na última sexta-feira (9) para participar de celebrações pelo Dia da Vitória, informou o Kremlin. Putin desembarcou na cidade portuária de Sebastopol.
Esta foi a primeira viagem de Putin ao território desde que a ex-península ucraniana foi anexada à Rússia, no dia 21 de março. O presidente comandaria a parada militar na baía da cidade, base da Frota russa do Mar Negro, depositaria um ramo de flores no monumento aos heróis da defesa da cidade e se reuniria com os veteranos da guerra.
A primeira visita do chefe do Kremlin à Crimeia, que revelou seu desejo de ingressar na Federação Russa após um referendo no dia 16 de março, não foi anunciada oficialmente.
A Rússia comemora nesta sexta o 69.º aniversário do Dia da Vitória sobre a Alemanha nazista. Antes de viajar, Putin esteve presente no desfile militar na Praça Vermelha e lembrou da batalha de Stalingrado e do cerco a Leningrado.
O líder russo lembrou também a batalha de Sebastopol. "A força de vontade do povo soviético, sua coragem e perseverança salvaram a Europa da escravidão."
O governo em Kiev definiu a visita de Putin à Crimeia como uma "provocação" com a intenção de agravar a crise ucraniana. O secretário-geral da Otan, Fogh Rasmussen, também condenou a viagem do líder russo e a classificou como "inapropriada".
Fonte: Agência Estado