A Páscoa, segunda melhor data para o setor supermercadista no que diz respeito às vendas (só perde para o Natal), é esperada com muito entusiasmo pelo setor supermercadista. De acordo com o departamento de Economia e Pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS), as vendas da categoria chocolate devem crescer 10%, superando os números do ano passado, quando o setor supermercadista registrou crescimento de 8%.
As vendas de produtos relacionados à Páscoa devem ser 7% maiores que no período de 2013, consequência do aumento da renda da população, o que proporciona ao consumidor incluir mais itens em suas compras mensais.
Além dos chocolates, o setor supermercadista observa o aumento de outros produtos nesta época do ano, tais como pescados (em especial o bacalhau), vinhos, azeites, entre outros. A Colomba Pascal é outro produto de destaque. A indústria de alimentos vem aumentando o mix de produtos ofertados nesta época do ano e o consumidor, por sua vez, tem experimentado e consumido cada vez mais estes itens.
O aumento do volume de vendas nesta época do ano proporciona o incremento no quadro de funcionários para atender a maior demanda dos consumidores nas lojas. Neste ano, as contratações devem apresentar um crescimento de 3%, comparado a 2013.
Levantamento da APAS, com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego, mostra que a média de incremento no número de postos de trabalho, ao longo dos últimos três anos, é de 1.800 colaboradores na Páscoa, o que gera maior renda à economia.
Veja também: