Tomou posse, na manhã desta terça-feira, o novo Ministro-Chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante. As mudanças de nomes nas pastas foram publicadas na edição desta segunda-feira (3) do Diário Oficial da União. Aloizio Mercadante deixou o comando do Ministério da Educação para assumir a Casa Civil, no lugar de Gleisi Hoffmann que saiu da pasta para concorrer ao governo do Paraná. Quem assume a educação é José Henrique Paim, que era o secretário-executivo da pasta desde a gestão de Fernado Haddad.
Foto: Agência BrasilAloizio Mercadante é economista, formado pela Universidade de São Paulo (USP) e nasceu em Santos (SP). Além de coordenar os principais projetos do governo, o novo chefe da Casa Civil está sendo visto como uma espécie de superministro já que também terá a missão de fazer a interlocução entre o Palácio do Planalto e a equipe que deverá coordenar a campanha à reeleição da presidenta Dilma.
Mercadante tem mestrado e doutorado na área econômica e é professor licenciado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Universidade Estadual de Campinas. Foi deputado federal por São Paulo por dois mandatos (entre 1991 e 1995, e entre 1999 e 2003) e senador, entre 2003 e 2010. Em 2010, o petista candidatou-se ao governo de São Paulo e, após a derrota para o tucano Geraldo Alckimin, foi convidado pela presidenta Dilma a assumir o Ministério de Ciência e Tecnologia.
* Com informações da Agência Brasil
Veja também: