A 22ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA) começa hoje (30) em Adis Abeba. Entre os assuntos que serão discutidos estão os conflitos no Sudão do Sul e na República Centro-Africana. A reunião, que termina amanhã (31), tem como tema central A Agricultura e a Segurança Alimentar.
Os chefes de Estado e de Governo africanos devem analisar ainda a Agenda 2063, um roteiro para os próximos 50 anos com o objetivo de impulsionar o continente, e pronunciar-se sobre as candidaturas africanas a postos internacionais, os relatórios sobre a reforma das Nações Unidas e o contencioso entre a UA e o Tribunal Penal Internacional.
Durante o encontro, a Etiópia passará a presidência rotativa da organização à Mauritânia.
Entre os dirigentes dos 54 países-membros da UA presentes à cúpula estão os presidentes de Moçambique e de Cabo Verde, Armando Guebuza e Jorge Carlos Fonseca, respetivamente, e o vice-presidente de Angola, Manuel Vicente.
Cabo Verde está representado também pelo secretário dos Negócios Estrangeiros, José Luís Rocha, enquanto São Tomé e Príncipe enviou a ministra dos Negócios Estrangeiros, Natália Umbelina. A Guiné-Bissau não está representada porque o país está suspenso da organização.
O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete, também participa da reunião da União Africana.
Fonte: Agência Estado Veja também: