A Linha Amarela, via expressa que liga a Barra da Tijuca à região central da cidade, foi liberada no sentido Barra às 16h30. A via estava interditada desde o período da manhã, depois que uma passarela desabou ao ser atingida por um caminhão que seguia com a caçamba levantada.
Quatro pessoas morreram no acidente e cinco ficaram feridas. A empresa Lamsa, concessionária responsável pela exploração da Linha Amarela, disse por meio de sua assessoria que o caminhão entrou na via após o pedágio, pelo Acesso 2, e por isso não houve como impedir sua circulação, que é proibida no horário em que houve o acidente.
Segundo a assessoria, a passarela tem 42 metros, pesa cerca de 120 toneladas e é formada por estrutura metálica e placas de concreto. Os escombros da passarela estão sendo removidos com a ajuda de dois superguindastes. A reabertura total da via foi estimada até o final da tarde.
O presidente da Lamsa, Alberto Gallo, disse que a via deverá ser totalmente liberada até às 19h. Segundo ele, a empresa disponibilizará dois ônibus para o transporte de moradores de duas comunidades, que ficaram separadas com a queda da passarela.
Ainda de acordo com ele, uma passarela provisória será construída. Gallo considerou o acidente uma "fatalidade" e garantiu que o caminhão não passou pelo pedágio. Nesta quarta-feira (29), ele se reunirá com a prefeitura para definir os detalhes da operação, que inclui linhas de ônibus e a passarela provisória.
Fonte: Agência Brasil