Vendas de Natal apresentam resultado mais fraco dos últimos 11 anos

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

26/12/2013

As vendas para o Natal cresceram apenas 2,7% em todo o país na semana de Natal - 18 a 24 de dezembro - em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse foi o resultado mais fraco desde o Natal de 2003, quando começou a ser realizado o levantamento pela Serasa Experian.

No final de semana que antecedeu o Natal (20 a 22 de dezembro), por sua vez, as vendas subiram 2,1%, em relação ao final de semana correspondente de 2012 (21 a 23 de dezembro).

tabela

Na Cidade de São Paulo

Na capital paulista as vendas para o Natal acompanharam o ritmo nacional, crescendo 2,4% na semana da data e 1,8% no final de semana.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o encarecimento do crédito, determinado pelas sucessivas altas nas taxas de juros, proporcionou um crescimento mais fraco das vendas de Natal neste ano. O elevado nível de endividamento e a diminuição da confiança dos consumidores também contribuíram para o resultado.

Leia também:

Índice de Preços ao Consumidor recua na terceira semana do mês

Ex-OGX fecha acordo com credores internacionais