Dormir menos e de forma mais eficiente é a promessa da startup Intelclinic, que criou uma máscara de dormir inteligente, o NeuroOn. O produto tem uma tecnologia para monitorar os movimentos dos olhos, ondas cerebrais e tensão muscular enquanto a pessoa dorme e com qual frequência ela acorda durante a noite. O projeto já arrecadou US$ 312 mil de 1.353 apoiadores no site de financiamento coletivo Kickstarter.
O objetivo da startup é permitir que o consumidor mude de sono monofásico para polifásico, ou seja, dividir o sono em partes menores durante o dia. Com base nos dados coletados pela máscara, o dispositivo vai analisar as informações para escolher o melhor padrão de sono para o usuário.
Os dados coletados são enviados via Bluetooth para um smartphone. Além de monitorar o sono, o dispositivo acorda o usuário "suavemente", no momento certo. O CEO da empresa, Kamil Adamczyk, disse ao site da FastCompany, que a máscara funciona por meio de sensores eletrônicos semelhantes aos encontrados em um eletrocardiograma para medir a atividade do músculo do olho e do cérebro.
Fonte: O Estado de São Paulo