De acordo com o estudo "Indicadores do setor de calçados do Brasil", a expectativa é que o varejo de sapatos termine o ano com alta de 11,3% em valores e 5,5% em volume de pares. Na indústria, estima-se que a produção termine o ano um aumento de 7,0% em volume de peças e 11,1% em valores.
O setor calçadista sofreu muito nos últimos anos com o crescimento das importações, ao mesmo tempo em que as exportações pararam e começaram a recuar. Segundo Marcelo Prado, diretor do Instituto de Estudos e Marketing Indústria, responsável pelo estudo, a situação foi revertida em 2013. "Além da elevação da produção de calçados injetados (chinelos e sandálias), enxergamos uma melhora no conjunto do setor. A taxa de câmbio atual e as empresas que possuem canais de venda no exterior, já estão contribuindo para este quadro positivo", garantiu.
De acordo com a pesquisa, as exportações devem fechar 2013 com alta de 5,4% e as importações com alta de 12,1%. A participação dos importados cresceu do ano passado para este e o consumo aparente (resultado da soma da produção com a importação menos a exportação) apresentou alta em relação a 2012.