A Petrobras prevê retomar a produção na refinaria REPAR, que responde por mais de 10 por cento da produção de combustíveis do país, no dia 17 de dezembro, segundo informou a estatal à Reuters.
Mais cedo uma fonte da indústria de combustíveis disse que retomada à plena capacidade deve acontecer apenas cinco dias após o reinício das operações.
A Petrobras está trabalhando com os distribuidores de combustíveis do país para assegurar o abastecimento de gasolina, diesel e outros combustíveis que são fornecidos aos clientes da refinaria, particularmente no Sul do país.
A REPAR, fechada após incêndio em 28 de novembro, processa em torno de 200 mil barris de petróleo por dia. Uma fonte da estatal disse à Reuters que o abastecimento será compensado com importações.
Representantes do sindicato que representa os trabalhadores da REPAR estimaram que a refinaria poderá ficar fechada por cerca de um mês.
A produção da REPAR abastece 85 por cento dos mercados de Santa Catarina e Paraná e parte de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Em setembro, cerca de 100 mil barris por dia, ou 42 por cento da produção da REPAR foi de óleo diesel, de acordo com a ANP. A REPAR produziu 54 mil barris de gasolina no mesmo mês.
Fonte: Reuters