Vaticano cria comissão para combater abuso de crianças na Igreja

Autor: Redação Pop Mundi

Fonte:

05/12/2013

O Vaticano decidiu criar uma comissão especial para combater abusos sexuais de crianças dentro da Igreja Católica e para proteger as vítimas, disse nesta quinta-feira, 5, o cardeal americano Sean Patrick OMalley. "Até o momento houve demasiado foco na parte judicial do problema, mas a parte pastoral é muito, muito importante. O Santo Padre está preocupado com isso", disse ele, referindo-se ao papa Francisco. A comissão, destacou OMalley, "trará recomendações concretas".

A criação da comissão foi discutida em reunião do papa com a Comissão de Cardeais, que tem oito integrantes e foi criada em abril para impulsionar reformas administrativas no Vaticano e combater os grandes escândalos que rodeiam a Igreja, entre eles o de abuso sexual de menores por sacerdotes.

A crise da pedofilia na Igreja Católica data de 2002, quando se noticiou uma série de abusos sexuais por parte de sacerdotes católicos em Boston (EUA). Os relatos diziam que os casos eram simplesmente encobertos pelos bispos e os padres, transferidos. Com agências internacionais.

Fonte: Agência Estado Veja também:

Cemig apresenta orientações e cuidados com instalações natalinas