Pacientes aguardam atendimento no chão na UPA do Aeroporto

Autor: Cássio Freires

Fonte:

17/04/2024

As reclamações sobre a demora e superlotação na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Aeroporto não param.

Sem lugar para sentar, pacientes foram flagrados no chão aguardando atendimento na terça-feira, 16. A lentidão no atendimento deixou o Pedro Henrique Falcucci revoltado. “Estou desde às 13h aqui, passei pela triagem às 15h, agora são 16h45 e ainda não me chamaram lá pra dentro. Tem gente que chegou aqui às 10h e até agora nada. Precisamos de uma providência urgente. É um descaso”, disse o morador da Vila Santa Cruz.

Ainda segundo Pedro, ele foi buscar atendimento médico na UPA porque estava com muita fraqueza, dor de cabeça, dor no corpo e diarreia. Ele está com suspeita de dengue.

Por meio de nota, a secretaria de saúde informou que as unidades de urgência e emergência pré-hospitalar do município têm registrado uma maior demanda do fluxo de atendimento, nas últimas semanas, principalmente de pacientes com queixas compatíveis com síndromes gripais e de dengue. Na última quarta-feira, foram 3.544 atendimentos.

Ainda segundo a nota, a secretaria está acompanhando diariamente os números de atendimentos para adequar a equipe assistencial dentro da necessidade das unidades, além do fortalecimento do fluxo para que os pacientes atendidos nos prontos-socorros e UPAs continuem o tratamento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).