
Começa nova etapa da vacinação contra brucelose em São Paulo

Teve início nesta terça-feira (1º) a segunda etapa da campanha de vacinação contra a brucelose no Estado de São Paulo.
A ação, coordenada pela Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, segue até 31 de dezembro e contempla fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre três e oito meses.
A vacinação deve ser realizada exclusivamente por médicos-veterinários credenciados, responsáveis tanto pela aplicação do imunizante quanto pela emissão do atestado de vacinação.
Outra novidade é o processo de declaração da imunização. Agora, o próprio veterinário registra o procedimento diretamente no sistema GEDAVE em até quatro dias após a vacinação. Quando não houver divergências no cadastro do rebanho, a declaração será validada automaticamente.
O Estado também mantém um modelo alternativo de identificação dos animais vacinados por meio de bottons auriculares, substituindo, de forma opcional, a tradicional marcação a fogo.
O sistema utiliza bottons amarelos para animais vacinados com a vacina B19 e azuis para aqueles imunizados com a RB51, oferecendo mais bem-estar aos animais e maior segurança durante o manejo.
Caso sejam identificadas inconsistências entre o número de animais vacinados e o rebanho cadastrado
Tudo sobre
graça no seu WhatsApp


