Fogo olímpico acende o inverno e abre caminho para sonho inédito do Brasil

Cerimônia de abertura da Olimpíada de Inverno Milão-Cortina 2026 acontece nesta sexta-feira, na Itália, com presença de atletas brasileiros e grandes nomes da música mundial.
06/02/2026 às 13h03
 - Atualizado há 6 meses

A Olimpíada de Inverno Milão-Cortina 2026 começa oficialmente nesta sexta-feira (6) com a cerimônia de abertura marcada para as 16h (horário de Brasília), no tradicional Estádio San Siro, em Milão. O evento dá início a 15 dias de disputas que reúnem mais de 3 mil atletas de 90 países, em um dos maiores espetáculos esportivos do planeta.

O Brasil terá papel de destaque logo na abertura. Rebeca Andrade, maior medalhista olímpica da história do país, foi convidada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para conduzir a bandeira olímpica ao lado de outras sete personalidades mundiais. Já os porta-bandeiras da delegação brasileira serão Nicole Silveira, do skeleton, e Lucas Pinheiro Braathen, do esqui alpino.

A festa de abertura será realizada de forma simultânea em Milão, Predazzo, Livigno e Cortina d’Ampezzo, com apresentações de artistas renomados da música internacional. Estão confirmadas participações de Andrea Bocelli, Laura Pausini, Mariah Carey e do pianista Lang Lang, acompanhado pela Orquestra Filarmônica de Viena.

Ao todo, 14 atletas brasileiros representarão o país em cinco modalidades: bobsled, esqui alpino, esqui cross-country, skeleton e snowboard, entre as 16 modalidades que integram o programa dos Jogos. Algumas provas, como curling, hóquei no gelo e snowboard, começaram antes mesmo da cerimônia oficial, na última quarta-feira (4).

O Brasil chega a Milão-Cortina com expectativas reais de conquistar uma medalha inédita em Jogos Olímpicos de Inverno. Na atual temporada da Copa do Mundo, iniciada em novembro, Lucas Pinheiro Braathen, Nicole Silveira e Pat Burgener subiram ao pódio em etapas internacionais, aumentando a confiança da delegação brasileira.

Até hoje, o melhor resultado do país em Olimpíadas de Inverno foi o nono lugar da carioca Isabel Clark, no snowboard cross, nos Jogos de Turim, em 2006, também disputados na Itália.

As primeiras estreias brasileiras em Milão-Cortina acontecem já nesta semana. Bruna Moura, Eduarda Ribera e Manex Silva entram em ação nas provas classificatórias do esqui cross-country sprint, em Tesero. O encerramento da participação do Brasil será com o bobsled 4-man, em Cortina d’Ampezzo, no dia 22 de fevereiro, data da cerimônia de encerramento dos Jogos.

Com atletas em boa fase, estrutura ampliada e resultados expressivos recentes, o Brasil inicia mais uma Olimpíada de Inverno buscando não apenas participação, mas também um lugar histórico no pódio.

Tudo sobre

Leia também:

Escolha sua rádio