Obras estruturais avançam com novas licitações para combater enchentes

Editais publicados em Franca incluem drenagem, alargamento de canais e construção de pontes em áreas estratégicas
12/12/2025 às 13h34
 - Atualizado há 9 meses

A Prefeitura deu mais um passo no plano de prevenção às enchentes e melhoria da mobilidade urbana ao publicar três editais de licitação voltados para obras de drenagem, aprofundamento e alargamento de córregos, além da construção de pontes em pontos estratégicos de Franca. Os documentos foram divulgados no Diário Oficial do Município da última quarta-feira e já estão disponíveis para consulta.

A primeira licitação prevê a construção de pontes e o alargamento do canal na avenida Antônio Barbosa Filho, no trecho entre a rua Simão Caleiro e a avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso. As empresas interessadas podem enviar propostas até as 9h30 do dia 13 de janeiro, com abertura marcada para um minuto depois.

Outra frente importante é o edital destinado às obras no Jardim Palmeiras, onde será feita a drenagem, o aprofundamento e o alargamento do canal afluente do Córrego Engenho Queimado. O objetivo é eliminar pontos de alagamento que afetam moradores do bairro e áreas vizinhas. As propostas serão recebidas até 14 de janeiro, no mesmo horário.

O terceiro edital contempla intervenções no Córrego Cubatão, sob o viaduto Dona Quita, na avenida Major Nicácio. As empresas poderão enviar suas propostas até 15 de janeiro, seguindo os mesmos procedimentos das demais licitações.

O prefeito Alexandre Ferreira destacou que as obras são viabilizadas por recursos articulados pelo deputado federal Baleia Rossi junto ao Governo Federal. Ele reforçou que as intervenções “melhoram a fluidez do trânsito, garantem segurança viária, modernizam a infraestrutura urbana e ampliam a proteção contra enchentes, assegurando mais qualidade de vida para a população”.

Os editais completos podem ser consultados no Portal de Compras Públicas.

Tudo sobre

Leia também:

Escolha sua rádio