“Dia D” de Multivacinação acontece neste sábado

Treze unidades de saúde estarão abertas para atualizar carteirinhas de vacinação e oferecer exames preventivos gratuitos
15/10/2025 às 09h17
 - Atualizado há 9 meses
Treze Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas das 7h às 13h—Foto: Reprodução

Neste sábado, dia 18, a Secretaria de Saúde de Franca realiza o “Dia D” da Campanha Nacional de Multivacinação, em conjunto com as ações do Outubro Rosa. O objetivo é facilitar o acesso da população aos serviços de prevenção e garantir que crianças, adolescentes e mulheres estejam com a saúde em dia.

Treze Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas das 7h às 13h: Ângela Rosa, Aeroporto I, City Petrópolis, Estação, Guanabara, Horto, Luíza, Planalto, Palma, Paraty, Paineiras, Santa Terezinha e São Sebastião. Pais e responsáveis poderão aproveitar a data para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos, além de participar de ações de saúde bucal e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites.

As mulheres também terão atendimento especial, com coleta de Papanicolaou, solicitação de exames de mamografia e atividades voltadas à saúde feminina. A orientação é levar documento pessoal e a carteira de vacinação, para que as equipes possam fazer a conferência e atualizar caderneta vacinal.

Entre as vacinas disponíveis estão doses contra HPV (para jovens de 15 a 19 anos), febre amarela, sarampo, Covid-19 e poliomielite. Durante a semana, o atendimento segue normalmente em todas as UBSs e Estratégias de Saúde da Família (ESFs), com funcionamento das 8h às 19h e das 8h às 16h, respectivamente. A campanha segue até o dia 31 deste mês, e busca reforçar a importância da imunização como forma de proteger toda a comunidade.

O “Dia D” é uma oportunidade para colocar a vacinação em dia e cuidar da saúde com prevenção. Atualizar a carteirinha é mais do que uma recomendação: é um gesto de responsabilidade e proteção coletiva.

Tudo sobre

Leia também:

Escolha sua rádio