Polícia desativa “central móvel” do golpe do SMS

Carro disparava até 40 mil mensagens fraudulentas por hora; motorista foi preso em flagrante
11/09/2025 às 16h26
 - Atualizado há 1 ano

A Polícia Civil desarticulou nesta quarta-feira, 10, uma estrutura móvel usada para aplicar o chamado “golpe do SMS”. O esquema funcionava dentro de um carro adaptado para disparar cerca de 40 mil mensagens fraudulentas por hora, em diferentes pontos da capital paulista. O motorista, de 35 anos, foi preso em flagrante.

Segundo as investigações do 42º Distrito Policial, do Parque São Lucas, o veículo circulava pela Zona Leste e seguia até áreas de grande movimento, como a avenida Paulista e Pinheiros, para atingir mais pessoas. A localização foi possível graças ao monitoramento por câmeras de segurança pública, que identificaram a movimentação suspeita. O carro acabou interceptado.

Durante a abordagem, os policiais encontraram duas antenas escondidas nos encostos dos bancos e um transmissor acoplado a uma caixa de som automotivo. O sistema era controlado por aplicativo de celular e tinha alcance de até dois quilômetros.

As mensagens enviadas simulavam alertas de compras em cartão de crédito e indicavam um número de telefone para contestação. Ao ligar, a vítima era atendida por uma falsa central, onde criminosos coletavam dados bancários para desviar valores.

O preso vai responder por associação criminosa, invasão de dispositivos informáticos e estelionato eletrônico. A Polícia alerta que nenhuma instituição financeira solicita dados pessoais ou bancários por SMS e orienta que, ao receber mensagens suspeitas, a recomendação é denunciar.

Tudo sobre

Leia também:

Escolha sua rádio