Homem é preso com 200 canários-da-terra escondidos em porta-malas

Aves estavam em situação de maus-tratos e pertencem a uma espécie ameaçada de extinção
21/08/2025 às 13h49
 - Atualizado há 11 meses
A imagem mostra alguns canários-da-terra presos em uma gaiola de madeira, com grades na parte frontal. As aves estão apertadas dentro do espaço, evidenciando situação de maus-tratos.

A Polícia Militar Rodoviária prendeu um homem na noite de quarta-feira, 20, em Ituverava (SP), por suspeita de tráfico de animais silvestres. Ele transportava 200 canários-da-terra escondidos no porta-malas do carro, todos em situação de maus-tratos.

De acordo com o boletim de ocorrência, a abordagem aconteceu por volta das 23h00, em uma praça da cidade. Durante a revista no veículo, os policiais encontraram três alçapões de madeira onde os pássaros estavam confinados. A Polícia Ambiental foi acionada e confirmou que a espécie está ameaçada de extinção.

O motorista relatou que havia sido contratado para levar as aves de São Carlos (SP) até Araxá (MG). No entanto, ele não apresentou nenhuma documentação que autorizasse o transporte dos animais.

Preso em flagrante, o homem responderá por tráfico de animais silvestres. Já os 200 canários-da-terra foram encaminhados à Polícia Ambiental, que ficará responsável pela soltura das aves em áreas adequadas da natureza.

Tudo sobre

Leia também:

Escolha sua rádio