Justiça condena dupla acusada de matar idosa para roubar gado em Cristais Paulista

Em audiência, réus contaram como tentaram vender carne da novilha abatida; Justiça condenou Lucas a 28 anos de prisão e Miqueias a 24 anos pelo latrocínio
25/07/2025 às 10h08
 - Atualizado há 1 ano
Montagem com três fotos. À esquerda, uma idosa de cabelos grisalhos e pele clara, sorrindo enquanto segura um patinho amarelo encostado no rosto. À direita, duas fotos de homens jovens: na parte superior, rapaz de pele parda, cabelo curto e rosto sério; na parte inferior, outro rapaz, de pele clara, cabelo escuro, também olhando sério para a câmera.
Leda Peliciari, de 66 anos, foi morta durante um roubo na zona rural de Cristais Paulista. Lucas Henrique Oliveira (abaixo) e Miqueias Felipe Bressan (acima) foram condenados pelo crime — Foto: Reprodução

Dois homens foram condenados pelo latrocínio que chocou a região, em Cristais Paulista. Leda Peliciari, produtora rural de 66 anos, foi morta durante o roubo de uma vaca em novembro do ano passado. O crime brutal terminou com a casa da vítima incendiada, numa tentativa de apagar as provas.

A produção do Portal Pop Mundi teve acesso aos depoimentos dos réus, durante audiência que culminou na condenação: Lucas Henrique Oliveira, de 25 anos, pegou 28 anos de prisão; já Miqueias Felipe Bressan, de 22, foi condenado a 24 anos.

No vídeo, Lucas negou participação direta no crime e disse que só ajudou o comparsa a vender a carne da vaca, dias depois. “No dia 15 de novembro, ele me procura pelo WhatsApp, me pede uma ajuda… fazia dois dias que ele estava com essa carne no carro, já com certo odor… a gente tentou vender para um conhecido, mas ele não se interessou. Eu mesmo não sabia de onde que era essa carne”, disse Lucas ao juiz.

Já Miqueias admitiu que entrou na propriedade para furtar a vaca, mas negou ter tido intenção de matar Leda. “Eu mesmo fui para cometer um furto, porque eu estava observando uns dias já… pus na minha cabeça que não morava ninguém. Quando eu fui matar a vaca, me deparei com a dona Leda… a gente entrou numa luta corporal, eu pus ela dentro do quarto. Depois terminei de picar a vaca, amarrei no carro e fui embora”, contou. Ele disse que precisava vender a carne para pagar pensão alimentícia do filho.

O laudo do IML apontou que a vítima teve uma fratura no crânio compatível com golpe de machado — a mesma ferramenta usada por Miqueias para abater o animal. Mesmo assim, ele negou ter golpeado a idosa.

As investigações feitas pela Delegacia de Investigações Gerais, a Dig, de Franca, mostraram que os criminosos roubaram, além da vaca, várias galinhas, arrebentaram a corrente da porteira e incendiaram a casa para ocultar o crime. A Justiça considerou as provas suficientes para condenar a dupla pelo latrocínio consumado, destacando a frieza e a violência do ato.

Com a condenação, a família de Leda espera que os dois permaneçam atrás das grades e que a idosa finalmente tenha justiça.

Tudo sobre

Leia também:

Escolha sua rádio