
Vôlei: Brasil é campeão do Grand Prix pela décima vez
A seleção brasileira feminina de vôlei é campeã do Grand Prix pela décima vez. Neste domingo (24), o Brasil venceu o Japão por 3 sets a 0 (25/15, 25/18 e 27/25), em 1h28 de jogo, no Ariake Collesium, em Tóquio, no Japão. Nem mesmo uma barulhenta torcida nipônica foi capaz de parar o time verde e amarelo. As atuais campeãs olímpicas disputaram 14 partidas e perderam apenas para a Turquia, alcançando pela décima vez o torneio. As japonesas ficaram em segundo lugar e a Rússia na terceira posição.
Com o resultado, o time verde e amarelo dobrou o número de conquistas em relação a segunda seleção com mais títulos. Enquanto as brasileiras venceram pela décima vez (1994, 1996, 1998, 2004, 2005, 2006, 2008, 2009, 2013 e 2014), os Estados Unidos, segunda equipe com mais conquistas, têm cinco.
Brasileiras celebram a décima conquista de Grand Prix / Foto: FIVB
No jogo decisivo contra as japonesas brilhou a estrela da bicampeã olímpica Sheilla. A oposto foi a maior pontuadora do confronto, com 16 acertos (12 de ataque, três de bloqueio e um de saque), e deixou a quadra com o prêmio de melhor jogadora da partida. A central Fabiana também pontuou bem, com 10.
A oposto Sheilla parabenizou o grupo e elogiou o poder de reação do time verde e amarelo na fase decisiva. “Os dois primeiros sets foram mais tranquilos. Depois, elas dificultaram o nosso jogo na terceira parcial, mas conseguimos sair com a vitória. Isso foi bom porque ganhar um título assim é ainda mais gostoso. Nosso grupo está de parabéns, principalmente pela volta por cima na fase final. Não começamos bem a etapa decisiva, conseguimos nos recuperar, e acabamos com o título”, disse Sheilla, que conquistou seu sexto título do Grand Prix.
A central e capitã Fabiana fez uma análise do confronto contra o Japão e da campanha do Brasil. “Se analisarmos o Grand Prix inteiro fica claro que o nosso time jogou bem. Perdemos apenas uma partida em 14 jogos. Tirando o jogo com a Turquia, fomos uma equipe constante e disciplinada taticamente. Hoje, jogamos muito bem. O Japão vinha tendo boas atuações e tinha ganho de todas as equipes na etapa decisiva. Jogamos taticamente e concentradas toda a partida. O grupo mereceu a vitória e mais esse título”, analisou Fabiana.
O treinador José Roberto Guimarães comentou sobre as dificuldades de uma competição longa como o Grand Prix. “Essa competição foi um grande teste para todos nós. Aprendi muito, principalmente com a Fabiana e a Sheilla, que me ajudaram em diversos momentos durante essas cinco semanas. O Grand Prix é muito desgastante. São muitas viagens, jogos e pressão todo o tempo. Tenho que agradecer ao grupo, mas principalmente as mais experientes que foram de uma extrema dedicação e bom senso durante todo esse campeonato”, afirmou José Roberto Guimarães, que recebeu uma homenagem da Federação Internacional de Voleibol pelos anos de bons serviços prestados ao voleibol.
Ao voltar ao Grand Prix depois de um ano de ausência, quando realizou um de seus maiores sonhos e se tornou mãe do Arthur, Jaqueline surpreendeu a muitos com atuações seguras durante toda a competição. Um dos destaques brasileiros na conquista do décimo título, a bicampeã olímpica garante estar realizada.
“Estou muito feliz. Foi bom ter disputado e vencido o Grand Prix com a seleção. Procurei ajudar o grupo da melhor maneira possível. Tivemos uma boa preparação para o Mundial e dedico esse título ao meu filho. A sensação de voltar à seleção e ainda ser campeã é a melhor possível. Estou realizada”, garantiu Jaqueline.
Seleção do Grand Prix
A seleção do Grand Prix teve a presença de três brasileiras. A levantadora Dani Lins, a central Fabiana e a oposto Sheilla. A campeã olímpica Dani Lins comentou sobre a premiação e o desempenho do Brasil no Grand Prix.
“O grupo está de parabéns. Todo mundo jogou bem esse Grand Prix. Pegamos um ritmo bom para o Mundial e vamos chegar lá ainda mais confiantes. O prêmio individual foi legal, mas não ganhei ele sozinha. Cada jogadora da equipe tem uma participação nele. Estou muito feliz pela forma que nos portamos nessa competição”, disse Dani Lins.
Melhor levantadora: Dani Lins (Brasil)
Melhor ponteira: Liu Xiaotong (China)
2ª melhor ponteira: Miyu Nagaoka (Japão)
Melhor central: Irina Fetisova (Rússia)
2ª melhor central: Fabiana Claudino (Brasil)
Melhor oposto: Sheilla Castro (Brasil)
Melhor líbero: Yuko Sano (Japão)
MVP: Yuko Sano (Japão)
Desembarque
A seleção brasileira retornará para o Brasil na madrugada desta SEGUNDA-FEIRA (25.08). O time verde e amarelo desembarcará no Brasil no voo LH0506 (Lufthansa) às 4h55 desta TERÇA-FEIRA (26.08) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Veja também:
Basquete: Franca perde para Mogi das Cruzes
Com duplos-duplos em todos os jogos, Jefferson é o destaque no 1º turno
graça no seu WhatsApp


