
Mais de 10 crianças são abusadas por mês em Uberaba
Os casos de abuso sexual têm crescido consideravelmente conforme registro de ocorrências da Polícia Militar de Uberaba. O Conselho Tutelar que realiza o atendimento prévio aos menores vítimas de abuso atende hoje de 10 a 15 casos por mês. Para evitar com que o número de casos aumente ainda mais, a denúncia é o melhor meio para evitar esse tipo de crime, conforme alerta o órgão responsável. “O primeiro passo que damos é ir até o endereço das vítimas e em conversa abordamos a situação, mas não forçamos nenhum tipo de resposta”, explica a Conselheira Tutelar, do 1º Conselho de Uberaba Kárita Fedrigo de Melo.
Após ouvir a família, a criança e os envolvidos, a vítima é encaminhada para exames de corpo de delito para a comprovação da agressão ou até mesmo da ruptura do hímen.
Segundo em levantamento do Conselho Tutelar, os crimes estão espalhados por toda a cidade, porém há uma concentração maior em bairros da periferia. “Geralmente o perfil destas crianças e adolescentes, são de famílias mais humildes ou com situações de envolvimento com drogas, álcool, sem uma estrutura básica familiar”, afirma Kárita.
NÚMEROS ASSUSTAM
A média de idade entre as crianças vítimas de crimes, registrada pelo Conselho Tutelar, está entre 03 e 14 anos. “Pelos atendimentos que realizamos aqui conseguimos identificar esses idades com o maior índice deste tipo de crime”, reforça a conselheira.
As vítimas também podem ter apoio e realizar denúncias através da Delegacia da Família, ou serem encaminhados ao Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) para acompanhamento da vítimas que tiveram seus direitos violados. Em caso de flagrante o autor é preso imediatamente, ou um Inquérito Policial pode ser aberto para apuração da denúncia.
Hoje, para a prevenção desses crimes, Uberaba adotou campanhas de instrução, porém, segundo o Conselho Tutelar, o mais importante é a denúncia. “Ainda existem pessoas que não denunciam por receio e medo. Mas, nas maioria das vezes, é por falta de informação e orientação. Vale ressaltar que a denúncia pode ser feito anonimamente, sem identificação (da vítima ou da testemunha). Precisamos apenas dos dados como endereço completo, nomes dos responsáveis pela criança, e se possível dados do suposto agressor, já ajuda muito o nosso trabalho”, diz Kárita.
CONSELHO ORIENTA
Ainda de acordo com o Conselho Tutelar, os pais precisam ficar atentos às mudanças de comportamento dos filhos e com as pessoas com que eles passam a ter contatos. O conselho também é responsável por encaminhar o menor para um apoio psicológico, necessário em casos violências ou abusos.
graça no seu WhatsApp


