Volvo V40 chega ao Brasil

Foto: Volvo/Divulgação A Volvo começa a vender no Brasil o V40. O novo modelo da marca sueca, que estreou no Salão de Genebra, em 2012, desembarca no país para aquecer a disputa entre os hatches premium no país, segmento já povoado por vários modelos ale
05/06/2013 às 00h00
 - Atualizado há 13 anos

Foto: Volvo/Divulgação

A Volvo começa a vender no Brasil o V40. O novo modelo da marca sueca, que estreou no Salão de Genebra, em 2012, desembarca no país para aquecer a disputa entre os hatches premium no país, segmento já povoado por vários modelos alemães como o BMW Série 1, Mercedes Classe A, Audi A3, além do francês Citroën DS4. O Volvo V40 é fabricado na Bélgica e chega ao nosso mercado em versão única, equipada com motor 2.0 a gasolina, turbo, cinco cilindros, de 180 cv de potência, que trabalha acoplado a uma transmissão automática de seis marchas, custando a partir de R$ 115.950.

Como todo hatch premium que se preze, o V40 sai de fábrica muito bem-equipado com itens triviais para o segmento, como ar-condicionado digital, vidros, travas e direção elétrica com três níveis de regulagem, além de uma central multimídia com som de alta performance, conexão Bluetooth e para iPod, toda comandada através de tela LCD, sensível ao toque, com visor de sete polegadas. Também de série, o Volvo V40 traz bancos e volante revestidos de couro, sensores de estacionamento traseiro, de chuva e crepuscular, piloto automático, além de sistema de partida do motor sem chave e sistema start-stop do motor, entre outros.

Airbag para pedestre

O que realmente distancia o V40 dos seus rivais é o quesito segurança. Basta dizer que a Volvo ganhou fama no universo automotivo por esse motivo. Recentemente, a montadora escandinava foi vendida para a nada tradicional fabricante chinesa Geely. Apesar disso, o V40 prova que a Volvo segue sem fugir à sua tradição em produzir veículos com itens inovadores em termos de segurança. O hatch é o primeiro e, até agora, único carro vendido no mundo a oferecer um airbag para pedestres. O item é opcional, mas acabou rendendo ao novo V40 o título de automóvel mais seguro do mundo, em 2012, segundo o EuroNCAP, o mais importante instituto de segurança veicular da Europa.

Foto: Volvo/Divulgação

O inédito dispositivo protege os pedestres por meio de uma bolsa inflável instalada na linha do para-brisa. Na dianteira do veículo há sensores que, ao detectarem o impacto com pernas humanas, acionam o dispositivo, que infla imediatamente. Segundo a marca o equipamento protege o pedestre do impacto com o para-brisa e as colunas dianteiras, minimizando os ferimentos neste tipo de acidente. O sistema é ativado em velocidades entre 20 e 50 km/h. Isso porque, de acordo com a fabricante sueca, 75% de todos os acidentes com pedestres acontecem em velocidades de até 40 km/h.

Mais segurança

Ledo engano, quem pensa que foi só por conta do novo airbag que o V40 ganhou o status de carro mais seguro do mundo. Apesar de o item ser vendido à parte, o hatch sueco já sai de fábrica equipado com nada menos do que sete airbags – frontais, laterais, de cortina e de joelho (para o motorista) – , além de freios ABS, sistema de proteção contra impactos laterais e controle eletrônico e dinâmico de estabilidade e tração.

Além disso, o V40 vem de série com o sistema conhecido como City Safety, tecnologia exclusiva da marca que freia o carro automaticamente, caso o motorista não reaja a tempo de evitar uma colisão iminente ou quando o carro está seguindo em direção a um objeto parado. Segundo a Volvo, o City Safety pode reduzir ou mesmo evitar impactos em velocidades de até 50 km/h.

Pecado é saber que outras tecnologias e sistemas de segurança interessantes da Volvo, como detector de pedestres, aviso de mudança de faixa e leitor de placas de sinalização, só figuram na lista de opcionais dando uma “bela temperada” no preço do carro premium.

Fonte: O Dia

Leia também:

Escolha sua rádio