
SP alerta para combate ao glaucoma
O Hospital de Transplantes do Estado, na capital paulista, alerta a população para a prevenção do glaucoma. Quando não tratada, a doença pode causar cegueira. Um dos principais fatores de risco é a pressão ocular elevada, porém outras causas podem determinar a doença como: raça (pessoas da raça negra), histórico de glaucomia na família, diabetes, uso prolongado de cortisona e pressão alta.
A detecção precoce, a melhor forma de prevenir o glaucoma / Foto/Arte: cuidadocomoglaucoma.com.br
De acordo com os especialistas, por ser uma doença silenciosa e que no início não apresenta sintomas, a maioria dos casos encaminhados ao hospital já estão com 90% da visão comprometida, sem possibilidade de recuperação. A indicação é que a partir dos 40 anos sejam realizados periodicamente exames oftalmológicos específicos para verificar o fundo do olho e pressão ocular. O dia nacional de combate ao glaucoma acontece no próximo domingo (26) de maio.
O glaucoma é uma doença crônica que não tem cura. É responsável pela maior causa de cegueira irreversível no mundo. O paciente com glaucoma inicialmente sofre a perda da visão periférica, porém conserva a visão central por tempo determinado. Estima-se que no mundo 60 milhões de pessoas apresentem alguma forma de glaucoma.
O tratamento inicial para o glaucoma conta com a aplicação diária e ininterrupta de colírios. Nos casos avançados, também existem tratamentos a laser e procedimentos cirúrgicos.
graça no seu WhatsApp


