Pouco menos de uma semana do lançamento oficial na próxima sexta-feira (29), o PlayStation 4 já é vendido no Brasil por 2.500 reais em lojas de varejo físicas e online, 1.500 reais a menos que o preço sugerido pela fabricante Sony, que é de 4 mil reais.
Segundo levantamento da INFO, é possível comprar o console por esse valor em duas lojas da Galeria Pagé, no centro de São Paulo. Outro local em que o PS4 é vendido por menos de 4 mil reais é no Boulevard Monti Mare, também no centro da cidade.
Na internet, é possível encontrar o videogame em sites como o DeláPraCá, que traz o aparelho dos Estados Unidos para revender no Brasil. Em sites de leilão, como o Mercado Livre, é possível encontrar o console com preços entre 2.300 reais e 3.500 reais
Moacyr Alves Júnior, presidente da Acigames e titular do Conselho de Jogos Eletrônicos Digitais do Governo Federal, afirmou que isso era algo que podia ser "previsto". "Games no Brasil sempre estiveram presentes desde anos 1980 e o pior é que em 90% das vezes eles vêm por meio do contrabando. Parece que aqui o lojista que trabalha corretamente é sempre punido", disse.
Ele acredita que muitos desses consoles tenham sido comprados no Paraguai, onde o PS4 é vendido por 599 dólares, cerca de 1.373 reais. Caso haja realmente contrabando, os revendedores têm um lucro estimado de cerca de 1.100 reais.
"Com esse preço alto e esse fortalecimento do 'mercado cinza', quem perde é o país", afirma Junior. "É muito difícil o governo entender o que são os games, a concepção deles é preconceituosa. Ou é 'jogo violento' ou 'coisinha pra criança'."
Sobre a revenda de produtos não autorizados por um valor abaixo do sugerido, a Sony Brasil informou que "não comenta sobre o mercado cinza" e que:
"A Sony Brasil conta com uma ampla rede de atendimento ao consumidor, assistências técnicas autorizadas e um estruturado programa de qualidade para o pós-venda. A empresa, de acordo com seu programa de atendimento, oferece garantia para todos os produtos fabricados ou comercializados por ela no Brasil. Os produtos adquiridos em outros países ou por importadores independentes não possuem a garantia assegurada pela empresa, mas sua rede de suporte pode atender aos produtos mediante disponibilidade de peças e aprovação de orçamento."
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