Diplomatas dos Estados Unidos, da Rússia e representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) se reúnem hoje (25) em Genebra, na Suíça, para discutir a preparação da Conferência Genebra 2, sobre a crise na Síria. Os Estados Unidos serão representados pela subsecretária de Estado para Assuntos Políticos, Wendy Sherman; a Rússia, pelos representantes do Ministério das Relações Exteriores, Mikhail Bogdanov e Gennadiy Gatilov; e a ONU, pelo enviado especial da organização e da Liga Árabe para o assunto, Lakhdar Brahimi.
Encontros anteriores não tiveram êxito em estabelecer um entendimento comum sobre a realização da conferência. Os maiores pontos de discórdia são a representação da oposição síria no processo e a participação do atual presidente do país, Bashar Al Assad.
Outra questão sobre a qual não há entendimento é a participação do Irã nas discussões. A Rússia defende a participação do Irã, enquanto os Estados Unidos rejeitam. A expectativa é que os recentes progressos alcançados sobre o programa nuclear iraniano mudem a dinâmica dessa dilema.
Fonte: Agência Brasil
Veja também: