Seis meses após abrir um processo contra a Global Alliance for Responsible Media (GARM), Elon Musk adicionou novas empresas à ação, acusando-as de boicotar a publicidade no X, antigo Twitter.
Segundo o Business Insider, nomes como Nestlé, Abbott Laboratories, Colgate-Palmolive, Lego, Pinterest, Tyson Foods e Shell foram incluídos no processo. Eles se juntam a empresas como CVS Health, Mars e Twitch, já citadas na ação.
O X entrou com a ação em agosto de 2023, no Texas, alegando que anunciantes teriam se coordenado para retirar investimentos da plataforma após a aquisição por Musk, em abril de 2022. Segundo a empresa, esse boicote teria sido organizado pela World Federation of Advertisers (WFA) por meio da GARM, visando forçar a rede social a seguir padrões específicos de segurança de marca.
A WFA, porém, desativou a GARM no ano passado, alegando que as acusações deturparam seus objetivos e prejudicaram seus recursos financeiros. A aliança reunia grandes marcas como P&G, Unilever, além de plataformas como Meta, Alphabet e ByteDance, algumas das quais reduziram ou encerraram publicidade no X.
A ampliação do processo mostra que Musk segue tentando responsabilizar os anunciantes, alegando que a ação deles prejudicou a rede social. O caso segue em análise na Justiça dos EUA.