Estudantes que desejam ingressar no ensino superior por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni) poderão realizar suas inscrições entre os dias 24 e 28 de janeiro de 2025. O programa oferece bolsas de estudo integrais e parciais para cursos de graduação em instituições privadas. O resultado da primeira chamada será divulgado em 4 de fevereiro no Portal de Acesso Único.
Segundo o edital divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira, 16, para participar, é necessário atender a pelo menos um dos seguintes requisitos: ter cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular, ser pessoa com deficiência ou ser professor da rede pública de ensino. Os candidatos também precisam ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 ou 2024, alcançado uma média de pelo menos 450 pontos nas provas e nota maior que zero na redação. Estudantes que realizaram o Enem na condição de treineiros não estão aptos a participar.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site do Prouni. Para isso, é necessário criar uma conta no Gov.br e realizar o login com CPF e senha. Durante o cadastro, o candidato deve informar e-mail e telefone válidos, além de dados pessoais e familiares. Os participantes podem escolher até duas opções de curso, instituição, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência, conforme a renda familiar bruta mensal per capita. A partir de 13 de janeiro, será possível consultar a disponibilidade de bolsas por instituição, curso e turno.
Entre as novidades para 2025, estudantes que obtiverem nota igual ou superior a 650 pontos na média do Enem poderão participar do programa “Pé-de-Meia Licenciatura”, destinado a alunos de cursos de licenciatura presenciais. Cada beneficiário receberá R$ 1.050 ao longo do período regular de integralização do curso. A iniciativa faz parte do programa “Mais Professores para o Brasil”, que celebra os 20 anos do Prouni, criado em 2005 pela Lei n.º 11.096.
Os candidatos que não forem selecionados na primeira chamada terão uma nova chance em 28 de fevereiro, data da segunda chamada. Entre 26 e 27 de março, os interessados ainda poderão manifestar interesse em participar da lista de espera, que será disponibilizada em 1º de abril para consulta pelas instituições e pelos estudantes. Com foco na ampliação do acesso ao ensino superior e na inclusão social, o Prouni continua sendo uma das principais ferramentas de democratização da educação no Brasil.