A edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apresentou 12 participantes que alcançaram a nota máxima na redação, conhecida como nota mil. Dentre esses estudantes, apenas um frequentava uma escola pública, localizada no estado de Minas Gerais. Os outros participantes com desempenho excepcional eram provenientes de estados como Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Distrito Federal.
Durante uma coletiva de imprensa realizada na segunda-feira, 13, data em que os resultados do exame foram divulgados, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que o governo federal irá criar um prêmio de reconhecimento aos avanços da educação básica no país, incluindo os resultados obtidos no Enem. Segundo ele, o objetivo é valorizar os esforços de estados, municípios, redes de ensino e escolas que contribuem para a melhoria da qualidade educacional no Brasil. As categorias e os detalhes sobre os critérios de premiação serão divulgados em breve.
Camilo também chamou atenção para o aumento na nota média da redação nesta edição do exame. A média alcançou 660 pontos, registrando um crescimento de 15 pontos em relação à média de 645 pontos da edição anterior. Ele classificou o aumento como significativo e um reflexo dos esforços para avançar na proficiência dos estudantes brasileiros.