Atropelamento em Nova Orleans deixa 15 mortos e mais de 30 feridos

Autor: Salomão Rodrigues

Fonte:

02/01/2025

Na madrugada desta quarta-feira, 1, um ataque em massa durante as comemorações de Ano Novo na Bourbon Street, em Nova Orleans, Estados Unidos, resultou na morte de 15 pessoas e deixou mais de 30 feridos.

Segundo as autoridades, o ex-militar norte-americano Shamsud-Din Jabbar, de 42 anos, dirigiu uma caminhonete contra uma multidão no histórico Bairro Francês, nas proximidades do cruzamento das ruas Canal e Bourbon. O ataque ocorreu por volta das 3h15 (horário local), em uma área amplamente frequentada por turistas devido à sua vida noturna.

A investigação preliminar apontou a presença de uma bandeira do Estado Islâmico no veículo utilizado no ataque, o que levou o FBI a explorar possíveis vínculos do autor com grupos terroristas. O veículo havia sido alugado, e Jabbar postou cinco vídeos em redes sociais, entre 1h29 e 3h02 da manhã do ataque, manifestando apoio ao grupo militante islâmico que opera no Iraque e na Síria. Segundo o FBI, ele viajou de Houston para Nova Orleans no dia anterior ao incidente, indicando premeditação.

O ataque foi interrompido após Jabbar trocar tiros com a polícia e ser morto no local. Autoridades continuam investigando as motivações e eventuais conexões com redes extremistas.

O Brasil, por meio do Ministério das Relações Exteriores, emitiu nota condenando o ataque. “Governo brasileiro tomou conhecimento, com pesar, do ataque ocorrido na madrugada de hoje, 1º de janeiro, contra multidão que celebrava a passagem do ano na Bourbon Street, em Nova Orleans, no estado norte-americano da Lousiana. O ataque resultou em ao menos dez mortos e cerca de 35 feridos”.

“O governo brasileiro reitera seu firme repúdio a qualquer ato de violência, cometido sob qualquer pretexto, e expressa sua solidariedade às famílias das vítimas, bem como ao povo e ao governo dos Estados Unidos da América”.