Neste sábado, 28, Vladimir Putin, presidente da Rússia, pediu desculpas pelo “trágico acidente” que aconteceu no espaço aéreo russo que resultou na queda de um avião de passageiros modelo Embraer 190, operado pela Azerbaijan Airlines na última quarta-feira, 25, em Aktau no Cazaquistão, que resultou em ao menos 38 mortos.
Especialistas já tinha afirmado que o acidente teria sido causado pelo sistema russo de defesa antiaérea que, recebia ataques de drones ucranianos naquela semana.
Num primeiro momento a Rússia descartou a possibilidade, afirmando que a queda poderia ter sido causada por uma colisão com pássaros. Mais tarde confirmou que a região estava sob ataque por drones da Ucrânia e que, portanto, poderia ter havido um ataque por engano.
Neste sábado, 28, o Kremlin emitiu um comunicado dizendo que “Vladimir Putin pediu desculpas pelo trágico incidente ocorrido no espaço aéreo russo e mais uma vez expressou suas profundas e sinceras condolências às famílias das vítimas e desejou uma rápida recuperação dos feridos”.
Ainda segundo o comunicado oficial, “Naquela época, Grozny, Mozdok, Vladikavka estavam sendo atacadas por veículos aéreos não tripulados ucranianos, e os sistemas de defesa aérea russos repeliram esses ataques”.
Putin fez uma ligação para Kssym-Jomart Tokayev, presidente do Cazaquistão, para expressar suas condolências e reafirmar o compromisso de auxiliar nas investigações do acidente.