Nas últimas horas, uma ação conjunta entre o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e a Polícia Civil, resultou na interdição de um desmanche clandestino de veículos na rua Alan Kardec, no Jardim Conceição Leite, na zona oeste de Franca.
De acordo com as autoridades, a fiscalização teve como objetivo combater práticas ilegais no comércio de peças automotivas. Durante a operação, foi localizado um motor sem número de série e sem etiquetas de identificação, o que configura uma grave infração. A Polícia Civil informou que o motor passará por perícia metalográfica para tentar identificar a numeração original, mesmo com sinais de adulteração. O desmanche foi lacrado, e os responsáveis responderão por crime de receptação qualificada, previsto no Código Penal, cuja pena é mais severa que a receptação comum. Além disso, podem sofrer sanções administrativas.
Segundo o delegado, David Abimael, ações como esta são fundamentais para desarticular a cadeia criminosa que alimenta os furtos e roubos de veículos. “Não adianta focar apenas nos ladrões. O que sustenta os crimes de furto são os receptadores e os comerciantes que facilitam a circulação de produtos de origem ilícita. Nosso objetivo é fechar o cerco contra esses estabelecimentos irregulares", explicou o delegado.
A Polícia Civil ressalta que as denúncias sobre desmanches clandestinos ou comércio irregular de peças automotivas podem ser repassadas de forma anônima pelo telefone 181 ou por meio de plataformas online da Polícia Civil.