A Polícia Civil realizou duas operações simultâneas em Brodowski–SP nesta quinta-feira (12), cumprindo 20 mandados de busca e apreensão para investigar fraudes em concursos públicos e contratações no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saaeb). O prejuízo aos cofres públicos é estimado em R$ 1,5 milhão.
Na operação “Q.I.”, foram identificadas irregularidades em concursos realizados pela Prefeitura de Brodowski nos anos de 2022 e 2023. Segundo as investigações, candidatos eram aprovados em troca de apoio político. O esquema envolvia o prefeito José Luis Perez, um vereador e o responsável pela empresa organizadora dos concursos.
Conforme as investigações apontam, o processo de fraude era detalhado:
Antes das provas, o prefeito e o vereador entregavam à empresa uma lista de candidatos a serem aprovados.
Os selecionados assinavam gabaritos em branco antes do exame.
Após a realização da prova, os gabaritos eram preenchidos com as respostas corretas para garantir a classificação necessária.
Os cargos beneficiados incluíam professores, diretores de escola, auxiliares administrativos, jardineiros, entre outros. Alguns desses candidatos já ocupam as funções.
Na operação “Cristalina”, a Polícia Civil apura desvios no Saaeb entre 2021 e 2024. As irregularidades incluem:
Adiantamentos para despesas inexistentes;
Contratação de empresas que não realizaram os serviços;
Superfaturamento em contratos para desvio de recursos;
Cancelamento irregular de valores em contas de água.
Mandados foram cumpridos na sede do Saaeb, em imóveis ligados a servidores e em empresas contratadas localizadas em Ribeirão Preto.
Documentos e equipamentos eletrônicos foram apreendidos na prefeitura, no Saaeb, em residências ligadas ao prefeito, a um vereador, a dois ex-secretários municipais e a outros servidores. A investigação segue para identificar todos os envolvidos e a extensão dos prejuízos.
A Prefeitura de Brodowski e o Saaeb ainda não se manifestaram sobre as operações.
Foto: Divulgação/Polícia Civil SP