Na manhã desta terça-feira, 10 de dezembro, autoridades deflagraram a Operação Transparência, uma força-tarefa para investigar um esquema de fraudes tributárias envolvendo empresas do setor de distribuição de produtos para móveis. Entre os itens comercializados, estão painéis de madeira, acabamentos, ferragens e maquinários.
A ação foi coordenada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em parceria com a Receita Estadual, a Polícia Militar e a Polícia Civil, dentro do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA). Investigações apontam que as empresas emitiram documentos fiscais falsificados para justificar vendas na região de Montes Claros e norte de Minas, omitindo operações reais e sonegando ICMS no valor estimado de R$ 6 milhões.
Além de prejuízo ao Estado, as práticas criaram uma concorrência desleal, permitindo a venda de produtos a preços inferiores aos do mercado. Entre os investigados estão empresários e gerentes comerciais, alvos de cinco mandados de busca e apreensão em Montes Claros (MG), Ponta Grossa (PR) e Feira de Santana (BA).
A operação envolveu o trabalho conjunto de promotores de Justiça, policiais e auditores fiscais de Minas Gerais, Paraná e Bahia. Os envolvidos podem responder por crimes como associação criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.