Operação em Carmo do Rio Claro desarticula organização criminosa

Autor: Salomão Rodrigues

Fonte:

06/12/2024

Na manhã desta sexta-feira, 6, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com a Polícia Militar, deflagrou a terceira fase da operação Ponte Torta. A ação, coordenada pela Promotoria de Justiça de Carmo do Rio Claro e pelo Gaeco Regional de Passos, visa combater uma organização criminosa responsável por roubos qualificados, receptação, posse de armas, lavagem de dinheiro e adulteração de veículos.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão nas cidades de Carmo do Rio Claro, Poços de Caldas e Caldas. Além disso, as diligências resultaram em uma prisão em flagrante por receptação, na apreensão de R$ 10 mil em espécie, munições e dois veículos clonados: um Hyundai/IX35 furtado em Alfenas e uma Fiat/Toro roubada em Campos Gerais.

A Operação Ponte Torta já vinha desarticulando o grupo desde janeiro, quando a primeira fase da operação prendeu sete integrantes da organização. Eles foram condenados a penas entre 12 e 26 anos de prisão por crimes cometidos em propriedades rurais e rodovias da região de Carmo do Rio Claro, muitas vezes com uso de armas e violência contra as vítimas.

Na segunda fase, realizada em junho, outras ações resultaram na apreensão de três veículos clonados — duas caminhonetes Toyota Hilux SW4 e um GM/Ônix — e na prisão de dois suspeitos em flagrante. Também foi localizada uma arma de fogo na zona rural de Carmo do Rio Claro. A investigação segue em andamento para responsabilizar outros envolvidos e garantir a restituição de bens às vítimas.