O coordenador do Procon Franca, Luís Murari, recomenda atenção especial ao preço dos produtos, alertando contra promoções enganosas, como o “tudo pela metade do dobro”. Além disso, destaca a importância de exigir a nota fiscal para garantir os direitos em caso de problemas com as mercadorias.
De janeiro a novembro de 2023, o Procon de Franca recebeu cerca de 23 mil reclamações, sendo as principais relacionadas a serviços de telecomunicações e descontos indevidos em benefícios de aposentados. Apenas em dezembro, foram registrados 1.486 atendimentos.
Principais orientações do Procon:
- Desconfie de preços muito abaixo do mercado.
- Exija nota fiscal para todas as compras.
- Em compras pela internet, confira a identificação da loja (CNPJ, endereço, telefone).
- Salve documentos que comprovem a transação, como comprovantes de pagamento e anúncios.
- Evite realizar compras em computadores públicos ou redes inseguras.
Trocas e desistências:
- Trocas por tamanho ou modelo dependem de compromisso prévio do fornecedor.
- Para compras online, o prazo de desistência é de até 7 dias.
Em caso de dúvidas ou reclamações, o consumidor pode entrar em contato com o Procon pelo telefone (16) 3706-6573, pelo e-mail procon@franca.sp.gov.br, ou presencialmente na Alameda Vicente Leporace, 4655, Parque dos Pinhais.