Vários peixes foram encontrados mortos neste fim de semana após a contaminação de um córrego localizado nos fundos do Distrito Industrial, em Franca.
A denúncia foi feita por um empresário que possui um bar e restaurante na área rural, entre o Distrito Industrial e o Jardim Dermínio. A suspeita é de que o despejo irregular de resíduos químicos por uma empresa tenha causado o desastre ambiental. O material tóxico teria escorrido pelo córrego até uma represa, contaminando a água e resultando na morte dos peixes. Os animais aquáticos estavam sendo criados para um projeto de pesca esportiva planejado para 2025.
Visivelmente abalado, o empresário relatou que, devido ao fato de o incidente ter ocorrido no final de semana, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) não enviou técnicos para realizar inspeções ou prestar orientações imediatas. O empresário precisará aguardar esta segunda-feira, 2, para recolher os peixes mortos e realizar o descarte adequado no aterro sanitário.
Além do prejuízo ambiental, o empresário informou que o bar e restaurante terão que permanecer fechados por tempo indeterminado, agravando ainda mais a situação financeira do local.
Um boletim de ocorrência foi registrado, e o proprietário espera que a Polícia Civil e as autoridades ambientais identifiquem o responsável pelo crime ambiental e tomem as medidas legais cabíveis.