A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, nesta semana, a operação Armadilha Digital, em Passos, no Sul do estado, que desarticulou uma associação criminosa especializada em golpes com sorteios e rifas fraudulentas promovidos pelas redes sociais.
A ação na quarta-feira0 27, resultou no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão e revelou a alta movimentação financeira do grupo. Foram apreendidos três automóveis, dez motocicletas e até uma moto aquática, bens que seriam usados para atrair vítimas.
As investigações, conduzidas pela equipe especializada em fraudes cibernéticas, mostraram que os criminosos cometiam também crimes contra a economia popular, explorando a boa-fé de participantes com promessas de prêmios de alto valor, como veículos de luxo e grandes quantias em dinheiro.
De acordo com o delegado Felipe Capute, que liderou a operação, o grupo criava perfis falsos nas redes sociais, imitando influenciadores digitais de grande alcance. “Os suspeitos ostentavam itens de luxo e ofereciam oportunidades aparentemente vantajosas. Seguidores eram induzidos a adquirir cotas por valores acessíveis, mas os sorteios eram uma farsa. Em muitos casos, os prêmios sequer existiam, ou os ganhadores faziam parte do esquema para dar credibilidade à fraude”, explicou o delegado.
Até o momento a estimativa é que o golpe tenha movimentado aproximadamente R$ 1 milhão.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos e o total de prejuízo causado pela quadrilha, além disso, as autoridades apuram possíveis crimes relacionados como lavagem de dinheiro, que pode ter sido usada para ocultar a origem dos recursos obtidos com as fraudes.
Foto: Divulgação/Polícia Civil MG