TAC do MP possibilita equipamentos de mergulho para o Corpo de Bombeiros

Autor: Cássio Freires

Fonte:

29/11/2024

A equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Franca recebeu kits de proteção individual, através de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) feito pelo Ministério Público do Estado de São Paulo.  

 

 

A aquisição também contou com parte da verba disponibilizada pela Prefeitura de Franca. Ao todo foram mais de R$63 mil em recursos, possibilitando a compra de equipamentos para o Corpo de Bombeiros. Alguns itens como nadadeiras, respiradores, snorkel, lanternas, coletes, equilibradores, entre outros, foram entregues na sede do Corpo de Bombeiros. “Hoje foi um dia de festa no quartel, porque estamos materializando um sonho dos mergulhadores de ter seus equipamentos de proteção individual. São kits individualizados que são itens caros, onde poucas estações de bombeiros têm condições de ter”, disse a capitã Sanda Helena do Corpo de Bombeiros de Franca.

 

De acordo com as informações da capitã, o TAC que possibilitou a compra dos equipamentos, está relacionado ao pagamento de multas das infrações cometidas contra o meio ambiente, no qual o Ministério Público destinou o recurso para o Fundo Municipal de Bombeiros, onde foi realizado uma licitação em conjunto com o recurso da prefeitura, sendo assim, possível adquirir os kits.

 

Com a chegada do final do ano, muitas pessoas procuram atividades de lazer à beira dos rios e represas da região. A capitã deu orientações para quem for para esses locais. “Primeiro a pessoa deve ter conhecimento de onde está nadando, se não, deve estar sempre assistida por uma outra pessoa e usando equipamentos de proteção individual como colete salva-vidas. É importante fazer o uso de material que em uma situação de emergência vai te dar um suporte para não se afogar”.

 

Para a proteção das crianças, Sandra complementa que todas as atividades, mesmo com os equipamentos de segurança, ela deve estar sempre acompanhada de um adulto.