Fim de semana cultural em Franca traz oficinas, exposições e apresentações

Autor: Eudis Filho

Fonte:

09/11/2024

Artistas e agentes culturais de Franca realizam neste sábado e domingo uma programação gratuita diversificada, organizada com o apoio da Lei Federal Paulo Gustavo e da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura). As atividades incluem oficinas, exposições fotográficas, discotecagem e apresentações culturais, espalhadas por vários pontos da cidade.





Programação de Sábado (9 de novembro)

Para os interessados em cultura e história local, a partir das 13h, a Praça da Juventude, no Jardim Redentor, recebe uma Oficina de Improvisação Teatral conduzida pelo grupo Impro Tupiniquim, oferecendo uma tarde de aprendizado e diversão para todos os públicos.

A tarde também promete animação para os apaixonados por música: das 13h às 16h, a Sala do Vinil (Rua Carlos Dourado, 3971, Vila Exposição) apresenta a “Audição Brasil no Vinil” com uma discotecagem especial de Carlos Xavez, que tocará clássicos nacionais em vinil.

Mais tarde, às 18h, o IPRA (Rua Diogo Feijó, 1956, Estação) exibe o documentário "Gramophone Videolocadora", que traz à tona a história de uma tradicional locadora de Franca e seu rico acervo. No Espaço Nulo (Rua Maria Cândida de Vilhena, 530, Jardim Petráglia), das 16h às 18h, acontece a oficina “A Escrita como Montagem: Introdução ao Roteiro Audiovisual”, e, em seguida, das 19h às 21h, “Palavras Escondidas”, que convida o público a explorar histórias pessoais sob diferentes perspectivas.



Programação de Domingo (10 de novembro)

As atividades continuam no domingo com oficinas online no Espaço Nulo, das 10h às 12h e das 14h às 16h. A primeira oficina, “Responda ao meu e-mail”, propõe a criação de textos teatrais a partir de mensagens-surpresas. A segunda, “Ensaio sobre as coisas”, incentiva os participantes a desenvolverem um ensaio cênico, explorando temas escolhidos pelos próprios alunos. Ambas as oficinas contam com acessibilidade em Libras, e as inscrições podem ser feitas pelo link no site do Espaço Nulo.

Na Praça da Juventude, o projeto “Raízes Vivas - Franca 200 anos” oferecerá, das 10h às 19h, oficinas de produção de eventos, técnicas de som e remixagem de músicas, além de intervenções de graffiti, poesia, apresentações de DJs e um espaço de microfone aberto para o público.

Para encerrar o fim de semana, a Praça Carlos Pacheco, no Centro de Franca, receberá às 17h uma exposição fotográfica intitulada “Memórias do Sarau Protesto”, seguida pela exibição de um documentário sobre o movimento cultural Sarau Protesto. A atração contará com uma apresentação especial do poeta Carlos de Assumpção, figura icônica na cena cultural da região.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.