O incidente ocorreu nesta terça-feira, 5, por volta das 13h30 (horário local), quando a Polícia do Capitólio dos EUA deteve um homem no Centro de Visitantes. O indivíduo, que cheirava a gasolina e carregava uma tocha e uma pistola sinalizadora, foi abordado durante a triagem de segurança, após os policiais perceberem o forte odor de combustível.
Devido ao incidente, o Centro de Visitantes, que é o ponto de partida para os passeios turísticos no Capitólio, foi temporariamente fechado enquanto as investigações eram conduzidas no local. Como medida de precaução, as autoridades reforçaram a segurança em todo o Distrito de Colúmbia, em meio a uma das eleições presidenciais mais acirradas da história dos EUA.
Além disso, cercas de segurança foram instaladas em pontos estratégicos, incluindo a Casa Branca, o Observatório Naval (residência do vice-presidente) e o Edifício do Gabinete Executivo Eisenhower.
Comerciantes nas principais avenidas ao redor da Casa Branca fecharam suas portas e colocaram tapumes de madeira, receosos de possíveis protestos violentos.