O pagamento do 13° salário deve injetar R$ 271 milhões na economia de Franca. A projeção econômica foi realizada pelo Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca (IE-ACIF) e aponta que o valor pago aos 100 mil trabalhadores formais da cidade é 17% maior que o do ano passado.
De acordo com o economista responsável pelo IE-ACIF, Adnan Jebailey, o crescimento da massa salarial da cidade está entre os fatores que impactaram o crescimento do volume de recursos provenientes do 13º salário.
“O aumento de 17% no pagamento do 13° salário em 2024 reflete um crescimento na massa salarial, sendo consequência direta da quantidade recorde de pessoas empregadas formalmente na cidade”, afirma Jebailey. “Dos 100 mil trabalhadores com carteira assinada, em Franca, cerca de 41% estão empregados no setor de Serviços, que também paga os maiores salários e, por isso, se torna o responsável pela maior fatia de pagamento. Neste contexto, teremos um fim de ano bastante otimista em relação ao consumo local”, acrescenta.
Metodologia de Levantamento dos dados:
O presente estudo leva em consideração os micros dados da RAIS e do NOVO CAGED, que foram devidamente tratados, fragmentados e aplicados junto ao modelo econométrico de séries temporais para realização da análise pelo IE-ACIF. Ao utilizar o presente levantamento, a fonte do estudo deve ser creditada ao seu realizador: IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca).