Nesta sexta-feira, 1, uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu em uma área de mata da cidade de Pirassununga após colidir com outro avião.
Um dos pilotos conseguiu pousar em segurança, mas o piloto da outra aeronave precisou ejetar do avião, um modelo T-27 Tucano. O Corpo de Bombeiros informou que ambos os pilotos foram socorridos pela própria FAB.
Segundo a Academia da Força Aérea Brasileira de Pirassununga, os dois pilotos passam bem que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investigará as causas do acidente.
A FAB divulgou uma nota oficial dizendo que: “A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, nesta sexta-feira (01/11), duas aeronaves T-27 Tucano, utilizadas em treinamento de cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), colidiram durante voo de instrução, em Pirassununga (SP). Uma aeronave pousou em segurança, enquanto a outra foi direcionada para região desabitada. O piloto realizou os procedimentos de ejeção da aeronave com sucesso, sendo, em seguida, resgatado por equipe de salvamento da FAB.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investigará o acidente a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram”.
Este é o segundo acidente envolvendo aeronaves da FAB em menos de duas semanas.
Na terça-feira, 22, um caça, modelo F-5M, da FAB caiu em Parnamirim, região metropolitana de Natal–RN enquanto participava se preparava para a Operação Cruzeiro do Sul, um exercício militar conhecido como Cruzex que é o maior exercício de guerra aérea da América Latina que deve ocorrer entre os dias 3 e 15 de novembro, quando o Brasil receberá na Base Aérea de Natal (BANT) pilotos e aeronaves de vários países.
Foto: Reprodução/Redes Sociais