A Polícia Civil deflagrou nesta sexta-feira, 1, no rio de Janeiro, a Operação Rifa Limpa, na qual Viviane Noronha, esposa do funkeiro Mc Poze do Rodo, é alvo durante investigação sobre seu suposto envolvimento em um esquema de rifas e sorteios ilegais realizados por meio das redes sociais.
“Os caras vieram aqui em casa, mandado de busca e apreensão. Eu não sou o indiciado, não foi sobre mim. Foi sobre minha esposa. Mas como vocês sabem também nós estamos supertranquilos, não fazemos nada de errado. Sabe como é, né? Quando o favelado começa a colocar a 'bagaça' no bolso, incomoda. E é isso aí. Creio eu que até semana que vem já estará tudo resolvido. Meus carros, meus ouros, celular, tudo o que levaram… porque levaram tudo. Eu não estou nem no 'bagulho', mas levaram. Mas tranquilo. (…) Tudo sendo resolvido com os nossos advogados” disse o cantor em suas redes sociais.
Os agentes chegaram na residência onde o casal mora, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio e recolheram um simulacro de espingarda, dois simulacros de pistola, quatro tabletes, onze celulares, dois coletes à prova de bala, braceletes, anéis, cordões de ouro, relógio, uma Land Rover e uma BMW X6.
As investigações apontam que o esquema envolvia reproduzir parâmetros da Loteria Federal para dar aparência de legalidade aos sorteios realizados com o auxílio de um aplicativo personalizado, levantando a suspeita de manipulação. Ainda segundo as investigações, não qualquer auditoria oficial para verificar os supostos ganhadores das rifas.
Além de Viviane, a polícia também são investigados os influenciadores Jonathan Luis chaves Costa, conhecido como Jon Jon, Roger Rodrigues dos Santos, o Roginho Dú Ouro e Leandro Medeiros, o Lacraia.
Para realizar rifas e sorteios legais nas redes sociais no Brasil, é preciso autorização da Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria (SECAP), ligada ao Ministério da Fazenda. Apenas pessoas jurídicas, como associações e entidades sem fins lucrativos, podem obter essa autorização.
As regras devem ser claras e transparentes, detalhando prêmios, valores, data e condições de participação, além de explicar o método de sorteio. A documentação e registros precisam ser mantidos, incluindo comprovantes de prêmios entregues. Na postagem nas redes sociais, é preciso informar o número da autorização da SECAP, reforçando a legitimidade do sorteio. Sorteios sem essa autorização podem ser penalizados e cancelados.