A Piracema período de desova e reprodução dos peixes se inicia na sexta-feira, 1, por isso a pesca e captura de espécies nativas da bacia hidrográfica do Rio Paraná fica proibida até o dia 28 de fevereiro de 2025 em todo o estado se São Paulo.
De acordo com comunicado da Polícia Militar Ambiental, para garantir um período de desova e reprodução das espécies de forma tranquila, o policiamento será intensificado com o objetivo de combater crimes contra a fauna ictiológica, reforçando o compromisso com a sustentabilidade dos recursos naturais.
Os rios e reservatórios das 189 cidades da região de abrangência do 4° Batalhão da Polícia Militar Ambiental estarão sob intensa fiscalização até o término da Piracema. Agentes especializados, dezenas de viaturas, embarcações e drones, compõem as estratégias de combate ao crime contra o meio ambiente.
No entanto, pescadores profissionais e estabelecimentos que possuem estoques de peixes nativos devem declará-los identificando a quantidade de cada espécie até o dia 03 de novembro. As unidades da Polícia Militar Ambiental de todo Estado de São Paulo receberão as declarações de estoque.
Para denunciar a pesca ilegal ou receber orientações, procure a unidade da Polícia Militar Ambiental da cidade de Franca na avenida Doutor Flávio Rocha, 4511, no Parque dos Pinhais, ou ligue no número (16) 2103-6350.