O paratleta francano, Hugo Páscoa Cabral de Melo, de 21 anos, disputou no último dia 12 de outubro os Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo, o Paresp, realizado no CTPB (Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro) em São Paulo, e conquistou três medalhas de ouro nas modalidades, lançamento de disco, lançamento de dardo e arremesso de peso na classe F57.
Nascido na cidade de Cássia (MG) se mudou para Franca ainda criança e atualmente reside no Jardim Aeroporto II. Filho de família humilde e religiosa, aos 17 anos, foi consagrado pastor na igreja onde frequenta. No dia 18 de abril de 2021, sofreu um grave acidente de trânsito a bordo de uma motocicleta na rodovia Cândido Portinari, nas proximidades da passarela da Vila Santa Terezinha, onde bateu a moto que pilotava numa mureta após cochilar.
Devido a gravidade sua perna direita teve que ser amputada. No entanto, ainda no hospital, médicos disseram que Hugo havia apenas 32% de chances de sobreviver, já que enfrentou três paradas cardíacas e precisava de 10 bolsas de sangue para estancar a hemorragia. Por um Milagre o jovem precisou somente de cinco bolsas de sangue. “O médico com 17 anos de experiência afirmou nunca ter presenciado algo assim. Para ele foi um milagre e eu compartilhei que Jesus Cristo foi quem me deu a vida novamente”, contou o paratleta.
Ao se recuperar e retomar a vida, começou a praticar natação incentivado pela esposa Bruna Eduarda Domiciano Cabral, de 28 anos, que está grávida de 4 meses, esperando a primeira filha do casal. E foi nesse ambiente esportivo que Hugo se interessou pelo atletismo. Em sua primeira competição como paratleta, em fevereiro deste ano, na capital paulista, mesmo sem obter a classificação, o jovem pastor conquistou medalha de prata no lançamento de disco e bronze no arremesso de peso. No segundo torneio já classificado para competições, levou a prata no arremesso de peso e ouro no lançamento de disco.
Um detalhe interessante é que Hugo conquistou a medalha de ouro no lançamento de dardo sem praticar essa modalidade. “Eu participei eventualmente porque meu treinador me inscreveu para as três provas, mas o meu foco mesmo é somente o arremesso de disco e lançamento de peso mesmo”, explicou o jovem.
No ranking brasileiro de pontuação Hugo ocupa a 5º colocação nas duas categorias, no peso e no disco e está logo atrás de atletas paralímpicos que disputaram as Paraolimpíadas de Paris como o Orlandino Thiago Paulino do arremesso de peso. O 5º lugar garante o francano a vaga no Campeonato Brasileiro das modalidades que vai acontecer em dezembro deste ano ainda sem data definida.
Com o sucesso repentino Hugo também está em busca de patrocínio para seguir mais além no esporte que vem rendendo frutos e grandes conquistas. Quem puder patrocinar o atleta é só entrar em contato através do número (16) 99977-8350 ou pelo Instagram @pr.hugocabral, @hugaocabrall.