O ajudante de limpeza, Thiago da Silva Nogueira, de 36 anos, morador do Jardim Ângela Rosa, diagnosticado com câncer nos testículos há quatro meses, está pedindo de forma urgente a cirurgia para a remoção do tumor que evoluiu nos últimos meses.
Thiago começou a sentir dores no começo de 2024. No início apenas suspeitava que poderia ser uma infecção de urina, chegou a tomar remédios mais o problema não era solucionado. Em março o ajudante de limpeza foi até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Aeroporto passar por atendimento médico. A partir daí foram realizados diversos exames dentro de três meses durante o encaminhamento para a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Ângela Rosa, mas nada foi constatado e a dor persistia. O tumor foi detectado por uma ultrassonografia quando seu caso foi levado para o Ambulatório médico do Uni-Facef.
Thiago ficou revoltado com demora dos resultados dos exames, chegando a ficar um mês em espera, além da falta de respostas por parte da Secretaria de Saúde em acatar o seu pedido de urgência que foi solicitado há dois meses. Com o passar dos meses e na lentidão de uma resolução, o tumor aumentou estando acima de 15 centímetros segundo o paciente. “Não estou conseguindo nem sair de casa, estou ficando somente deitado”, disse Thiago.
As dores causadas pelo câncer estão cada vez mais fortes, tanto que os medicamentos disponibilizados na UPA já não estão fazendo mais efeito. “Os médicos de plantão receitam paracetamol e dipirona, mas não são suficientes para conter o sofrimento”, explicou.
Após solicitar o pedido da cirurgia de urgência, Thiago passou por consulta médica no dia 11 de outubro no Hospital do Câncer, onde foi com a certeza de que seria operado, mas foi informado pelo médico que seria uma consulta e que uma tomografia foi agendada para o 4 de novembro. “No momento nenhuma resposta sobre a cirurgia de urgência, apenas dizem para aguardar. Eu não estou aguentando de tanta dor”.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o paciente Thiago da Silva Nogueira está inserido na Rede Hebe Camargo (Iniciativa Pública de Saúde do Estado de São Paulo), onde foi solicitado exame já agendado, através da Rede no Hospital do Câncer de Franca. A cirurgia, após início do tratamento do paciente será realizado pelo Hospital do Câncer. E por estar em tratamento oncológico, a autorização ou agendamento não retorna para a Secretaria de Saúde do município.
A nossa equipe entrou em contato com a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. No entanto, até a publicação desta matéria o órgão não emitiu nenhum pronunciamento sobre as medidas que serão tomadas em relação ao caso.